PILARES SOCIAIS
serviço de convivência e fortalecimento de vínculos
CONVIVÊNCIA
Atividades inspiradas neste eixo estimularão o convívio social e familiar, aspectos relacionados ao sentimento de pertença, à formação de identidade, à construção de processos de sociabilidade, aos laços sociais, às relações de cidadania, etc. Conectamos com sete subeixos relacionados ao eixo de convivência social, denominados capacidades sociais
DIREITO DE SER
Estimula o exercício da infância e da adolescência, de forma que as atividades do SCFV devem promover experiências que potencializem a vivência desses ciclos etários em toda a sua pluralidade
socialização
Tem como foco estimular, mediante a oferta de atividades planejadas, a participação dos usuários nas diversas esferas da vida pública, a começar pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, passando pela família, comunidade e escola, tendo em mente o seu desenvolvimento como sujeito de direitos e deveres.
serviços
O Instituto Dedicar oferece o serviço de convivência e fortalecimento de vínculo por meio de grupos socioeducativos, em que se constituem como espaços/alternativas para o enfrentamento de situações de habilidades oficinas e grupos socioeducativos com na área de Cultura, Esporte; Lazer; Arte e Educação, Arte e Assistência Social, tais atividades ocorrem nos períodos da manhã e tarde rotineiramente e pontualmente nos demais dias da semana. As oficinas rotineiras programadas para 2023 são Música, nas modalidades de Violão, Violino e Flauta; Taekwondo; Artesanato; Jogos de Raciocínio e Grupo Socioeducativo.
Nossas oficinas estão amparadas nas seguintes tipificações da Assistência Social.
- Proteção Social Básica
- Defesa e Garantia de Direitos
TAEKWONDO
MÚSICA
DANÇA URBANA
ARTESANATO
JOGOS
EMOÇÕES
SCFV - Oficinas Socioeducativas
TAEKWONDO
Orientar a prática de esportes, como meio para promover a inclusão esportiva de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, estimulando as condições de aprendizado, de cidadania e formação de valores, utilizando esta prática como ferramenta de transformação social e superação de desigualdades.
música
A música como parte da arte é uma ferramenta eficaz para estimular, sensibilizar e desenvolver diversas habilidades; ela também cria um terreno favorável para a imaginação quando desperta as faculdades criadoras de cada um.
dança urbana
Desenvolver e capacitar crianças e adolescentes, por meio de atividades artísticas das oficinas, de forma a atender à necessidade integral dos assistidos, desenvolvendo suas habilidades, competências, transformando sua realidade, bem como buscar meios de fortalecer vínculos e a autoconfiança a fim de contribuir com o aprimoramento do ser humano em sociedade.